A história de Ilhabela segue junto e em paralelo à história do Brasil, por ter sido descoberta e catalogada pelos portugueses apenas dois anos depois da chegada dos portugueses em hoje é a Bahia. Logo após a descoberta o local se tornou ponto estratégico do território colonial e uma vila foi construída do lado leste da ilha, lado voltado para o continente. Ao longo dos séculos seguintes várias construções foram erguidas na vila da chamada Ilha de São Sebastião, algumas delas ainda erguidas.

O Bairro Vila reúne justamente alguns dessas construções que contam com sua arquitetura um pouco da história de Ilhabela e do Brasil.
O principal marco é a Igreja Matriz Nossa Senhora da Ajuda e Bom Sucesso (de 1806), bem no meio do centro histórico, com uma arquitetura típica da época e uma escadaria de entrada.

Outro marco é a antiga cadeia e fórum, no formato de um castelinho. Hoje funcionando como local de exposições e porta de entrada para conhecer o Parque Estadual de Ilhabela.
Em frente a igreja e ao lado do fórum fica a imagem de Jesus Cruz crucificado.

O centro também mantém algumas das casas antigas e algumas das construções hoje abrigam comércios. Vale a pena fazer um passeio pelo centro e sentir uma conexão com o passado da Ilha.

O Ilhabela Beach Residences não é um Hotel, é um condomínio com apartamentos já decorados e equipados para te dar a experiência de morar na ilha. Temos nos apartamentos cozinhas completas com utensílios, 2 banheiros, TVs Smart com Netflix, amplo terraço para as crianças e vista para o mar. Confira os preços e faça sua reserva pelo site.