A Fazenda Engenho d’Água foi Construída no período da produção açucareira do litoral, em meados do século XVIII, nessa época seu nome oficial era Fazenda São Matias. Em sua produção não era feito só o açúcar da cana, mas também a cachaça, arroz e café.

Hoje a fazenda é aberta à visitações em sua área interna e externa. É possível ver ainda os mecanismos do moinho preservados, como a comporta de água da produção de aguardente, os aquedutos e a área onde a produção era armazenada.

Está localizada a 3km do centro da cidade, no bairro de Itaguanduba e em 1945 foi tombada como patrimônio histórico pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico, mas não foi o único engenho. No total eram 22, porém este era o principal.

A visitação à Fazenda Engenho D’Água em Ilhabela é gratuita e acontece sempre às sextas-feiras, sábados, domingos e feriados das 9h30 às 11h30 e das 14h às 17h, com saídas a cada 30 minutos. Por ser um passeio a céu aberto, nos dias de chuva não há visitação.