Certa noite, no ano de 1647, o som dos sinos despertou a tranquila população de Ilhabela. Todos os habitantes correram em direção aos sinos e, assombrados, viram passar em frente à praia um caixão com seis velas. Eles se puseram de joelhos no chão e rezaram enquanto o caixão passava pelo canal, levado pela correnteza das águas, em direção ao sul. Era uma imagem do Bom Jesus que foi encontrada em Iguape e até hoje é venerada lá como Bom Jesus da Cana Verde.

Esta lenda tem base histórica. Segundo o historiador Calixto, foi o “vaso”, navio de guerra de Segismundo Van Schkope que pôs à pique o navio português que transportava a imagem destinada à igreja de Pernambuco. Este fato se deu em fevereiro de 1647 e a imagem, levada pelas correntezas, chegou em Iguape aos 2 de dezembro de 1647.

** Há referências desta mesma lenda em outras versões no livro de Maria Cecília França, “Pequenos Centros Paulistas de Função Religiosa”, e também em “Lendas do Litoral Paulista” de Hipólito do Rêgo.

Mas por que o barulho dos Sinos?

Segundo contava o povo indígena que vivia na ilha, as pedras da praia ao serem batidas emitem som metálico como de um sino, por isso a praia se chama Garapocaia, palavra indígena que significa “pedra do sino”.

Com boa estrutura de quiosques e mar calmo, a Praia de Garapocaia é ideal para ir com a família e as crianças. A faixa de areia de 400 metros de extensão é cercada por e palmeiras e coqueiros. O mar é tranquilo e raso, o que atrai muitas famílias, pois as crianças podem brincar sem perigo na beira do mar enquanto os pais observam sentados em uma das mesas dos quiosques instalados na praia. Possui ótima infraestrutura com quiosques, bares e restaurantes, além de estacionamento em frente toda a praia.

O Ilhabela Beach Residences não é um Hotel, é um condomínio com apartamentos já decorados e equipados para te dar a experiência de morar na ilha. Temos nos apartamentos cozinhas completas com utensílios, 2 banheiros, TVs Smart com Netflix, amplo terraço para as crianças e vista para o mar. Confira os preços e faça sua reserva pelo site.