O museu náutico em Ilhabela é um grande presente para a ilha e seus visitantes. Foi construído após a revitalização do prédio da antiga usina, no bairro Água Branca. O local recebeu um grande acervo de peças que contam a história dos naufrágios e rica mostra arqueológica.

No local serão exibidas peças coletadas de naufrágios, principalmente do Príncipe de Astúrias, além de 21 painéis com informações e imagens dos naufrágios e um painel de seis metros com a linha do tempo indicando naufrágios desde 1825 até 1990.

O museu é um instrumento muito importante para a atividade turística da cidade, possuindo um acervo riquíssimo: cristais, faianças, pratarias, entre outros. O arquipélago de Ilhabela concentra um dos maiores números de naufrágios do Brasil e o colecionador Jeannis Michail Platon, que mergulha há 40 anos, reuniu um rico patrimônio formado pelo acervo que conta a história do fundo do mar – não só ao redor da ilha, mas também na região – com mais de 1250 peças, algumas datadas do século XVIII, outras obtidas pessoalmente no fundo do oceano e com antigos caiçaras que chegaram a presenciar os naufrágios. Ao todo são 16 registros de embarcações naufragadas e documentadas no arquipélago, além de mais 12 que necessitam confirmação, e outras desconhecidas, encontradas por mergulhadores.

Os incidentes com as embarcações muitas vezes foram resultado de fortes tempestades e a baixa visibilidade devido à falta de faróis costeiros, ou até mesmo a colisão entre os barcos. O museu se tornou um local importante para visitar para conhecer a história da ilha e para quem aprecia história de embarcações.

O Museu procura há anos conservar esse patrimônio para despertar nos visitantes a sensação de que um naufrágio não termina no fundo do mar: permanece na memória, encalhado em documentos, tornando-se história humana. Enfim, ao despertar o interesse e a curiosidade das pessoas, um naufrágio vira uma cápsula do tempo.

Junto ao acervo náutico, os visitantes poderão conferir também a mostra “Vestígio e Tradições” do IHGAI (Instituto Histórico, Geográfico e Arqueológico de Ilhabela), montada por uma equipe especializada em Arqueologia. São apetrechos artesanais caiçaras do cotidiano, peças do período colonial até o período mais remoto dos sambaquis, inclusive com um esqueleto de mais de 2 mil anos encontrado em Furnas, ao norte do arquipélago.

Mais um ótimo motivo para visitar Ilhabela e conhecer toda história por trás da ilha com condições especiais de hospedagem e cultura que pode trazer mais conhecimento para você e para sua família! O Museu Náutico de Ilhabela fica localizado na Praça Coronel Julião, 115, na Vila, centro histórico da cidade, funcionando todos os dias das 9h às 18h.

A entrada é gratuita! 😉

 

Imagem: Google Fotos