Quando tratamos de esportes à vela, lembramos logo de Ilhabela. O arquipélago é considerado a Capital Nacional da Vela, um título que foi oficializado pela Presidência da República. Mas a história não para por aí! Quer saber por que este nome e como funciona este esporte fascinante? Vamos te contar agora, continue a leitura e saiba mais!

Primeiramente, Ilhabela possui mais de 40 praias, diversas cachoeiras e uma grande parte da Mata Atlântica preservada, o conhecido e importante Parque Estadual. Sua diversidade natural e as formações das montanhas de São Sebastião somadas às de Ilhabela costumam criar um corredor de ventos constantes pelo canal durante o ano inteiro, proporcionando ótimas condições para quem deseja velejar.

O título dado à cidade foi uma homenagem ao desenvolvimento do esporte por Ilhabela, a todas as ações e iniciativas criadas; como a promoção de eventos, competições esportivas, entre outros. Existe também a Semana da Vela de Ilhabela que acontece durante o inverno. Para ter uma ideia, a primeira edição do evento ocorreu em 1969, realizado pelo clube da represa do Guarapiranga (SP) e, claro, pelo Yacht Club de Santo Amaro (YCSA), além da prefeitura do arquipélago.

Um pouco mais de história:

Foi na década de 90 que o evento se tornou uma atividade profissional, começando a receber patrocínios e parcerias, como a Marinha do Brasil, o Comando VII Distrito Naval de São Paulo e a Delegacia da Capitania dos Portos de São Sebastião.

Atualmente, Ilhabela recebe para o evento velejadores de diferentes países que vem disputar as regatas no canal de São Sebastião, incluindo campeões mundiais, pan-americanos e medalhistas olímpicos, isso mesmo que você leu!

E como é exatamente o esporte à vela?

É um esporte que possui barcos movidos especificamente por propulsão à vela. São embarcações impulsionadas pelo vento, fazendo com que os praticantes completem um número específico de voltas no percurso determinado por boias, em um tempo menor que seus concorrentes.

Existem também duas modalidades que são consideradas esportes à vela; uma delas é o windsurfe, que utiliza uma prancha parecida com a de surfe, a diferença é que possui uma vela na parte de cima, e o kitesurfe, que é como se fosse uma pipa gigante controlada por uma pessoa que fica em pé em uma prancha.

E se eu quiser velejar, o que é preciso?

Existem alguns cursos oferecidos na cidade, como as aulas oferecidas pela BL3 (windsurfe e kitesurfe, que duram aproximadamente entre 6 a 8 aulas). Além da Vini Vela Charters, que dispõe de um curso de vela oceânica tanto para iniciantes como aqueles mais experientes.  O aluno sai em 2 dias basicamente com noções rápidas sobre ajuste de vela, bússola, GPS, ancorar, entre outros.

E qual é o local ideal para ficar enquanto aprende a velejar em Ilhabela?

É claro que o Ilhabela Beach Residences é a hospedagem certa para você aproveitar ao máximo os dias na Ilha, possui todo o conforto e independência que necessita, além de uma infraestrutura completa (sem contar a belíssima vista para o mar!). São apartamentos completos e o condomínio também conta com playground, piscina, estacionamento, além de ficar próximo ao comércio local!

Aproveite e reserve a sua estadia em Ilhabela. Opções de lazer e entretenimento não vão faltar!