Em Ilhabela existem diferentes opções de passeios, entre praias, cachoeiras, trilhas e mergulhos, mas o mais incrível é quando os turistas recebem uma visita muito especial: as baleias!

Nos últimos anos a região de Ilhabela recebeu várias visitas de baleias. Muitos turistas fotografaram esses encontros durante passeios de barco pelo litoral da ilha. É muito comum encontrá-las entre junho e setembro, especialmente as baleias Jubartes.

No ano de 2020, mais de 87 baleias foram avistadas no litoral norte. Muitas delas passam pela região quando estão migrando para Abrolhos, no litoral da Bahia. Em Ilhabela elas passam pelo Canal de São Sebastião e sobem para o norte. Nos últimos anos, as baleias estão se aproximando cada vez mais do litoral, o que torna mais visível a presença delas.

Muitas dessas baleias também são mais jovens e acabam tendo um comportamento diferente das adultas que passam um pouco mais longe da costa. As baleias mais jovens tendem a ser mais “curiosas”, buscando alimentos mais próximo do litoral e interagindo mais com embarcações.

No total, a ilha recebe em suas águas 4 espécies de baleias e nenhuma baleia é agressiva ou traz perigo ao ser humano. Já no caso de golfinhos, existe mais de 6 espécies que circulam durante todo o ano por Ilhabela.

 

Quais espécies de baleia você pode encontrar em Ilhabela?

Baleia Tropical ou de Bryde (Balaenoptera brydei):

Pode chegar a 16 metros de comprimento e 20 toneladas. Gosta de ficar em Ilhabela no verão e se alimenta de peixes pequenos!

Baleia Jubarte (Megaptera novaeanglia):
Chega a 16 metros, comprimento similar à Bryde, mas pesa mais, chegando a 40 toneladas. Gostam de saltar e de ficar em águas mais geladas!

Orcas (Orcinus orca):
Na realidade, a Orca é da família dos golfinhos, considerado o maior golfinho do mundo, já que pode medir entre 7 a 10 metros e pesar entre 5 e 9 toneladas. São bem inteligentes e podem passar pela Ilha no inverno.

Baleia Franca (Eubalena australis):
É a maior das baleias, chegando a 17 metros e até 100 toneladas. Vivem na região sul e migram para águas mais quentes para procriar.

O que fazer ao ver uma baleia?

Existem algumas normas para a observação de baleias e golfinhos, sendo a regra básica o que não os importunar. Conheça os cuidados necessários para proteger esses animais.

✅ Quando estiver no mar, é importante observar alguns sinais como os pássaros atacando algum cardume de peixes, pois é possível que alguma baleia ou grupo de golfinhos esteja por perto também atacando o cardume.

✅ Normalmente, a primeira coisa que se avista é o borrifo da baleia. Se isso acontecer, a primeira coisa é reduzir a velocidade do barco para menos de 12 nós.

✅ Nunca se navega em rota de colisão com uma baleia, deixando uma distância de segurança de 100 metros.

✅ Importante é que nunca se deve caçar uma baleia e nem bloquear sua passagem ficando no meio de sua rota.

Então não se esqueça, quando estiver em Ilhabela no meio do ano, é bem possível encontrar uma baleia passando perto do seu barco! Na ilha existem diversos passeios de barco para conhecer mais o litoral, então não perca a oportunidade de poder ver uma baleia mais de perto!