Está aberta a temporada de baleias na ilha! Ilhabela está entre as cinco cidades que integram o circuito Litoral Norte e ainda vem registrando número recordes de visitas de baleias e cetáceos, que inclui também golfinhos e botos. O litoral brasileiro tem esse atrativo anualmente, especialmente entre as temporadas de junho e novembro, período que é possível observar as baleias que passam na região para ter filhotes.
O Litoral Norte tem uma fauna marinha bem rica e diversa e, mesmo em águas mais costeiras, é possível observar quatro espécies de baleias e sete espécies de golfinhos, além de tartarugas, raia-manta, tubarão-baleia e uma enorme diversidade de aves pelágicas, um espetáculo à parte. As baleias jubarte, grandes estrelas da região, costumam ser avistadas entre maio e agosto: as grandes nadadoras desta espécie chegam a ter 16 metros e podem pesar 35 toneladas.
A chamada Rota das Baleias recebe um número cada vez maior de cetáceos de diversas espécies. Cerca de 300 baleias, em média, passam pelas águas da região durante a temporada. As gigantes nadadoras vêm das águas mais geladas do hemisfério Sul em busca de águas mais quentes para a reprodução e, do litoral paulista, seguem para o sul da Bahia, onde têm seus filhotes.
A ”Temporada de baleias e de golfinhos” agrega atividades focadas em qualificação de prestadores de serviços, educação ambiental e na promoção turística voltadas ao trade local, no intuito de estruturar de forma sustentável o turismo e observação de cetáceos.
Existem normas para avistagem de baleias e golfinhos e a regra básica é nunca perseguir nem bloquear a sua passagem; o importante é o turista pesquisar as empresas que oferecem o serviço e escolher operadoras alinhadas com práticas sustentáveis para o ecoturismo.
A dica essencial é sempre usar o bom senso e manter distância segura, além disso, ir em passeios com guias treinados que conhecem as rotas.
Em Ilhabela é possível fazer passeios às segundas, terças, quartas e quintas, no horário das 10h às 17h, com embarque na Marina Porto Ilhabela. Não há garantia de avistamento, mas o passeio tem como destino a rota dos cetáceos, o que aumenta muito as chances da observação. Se, por acaso, não ocorrer o avistamento, a empresa oferece desconto no próximo passeio.
Além disso, foi inaugurado um espaço muito especial, o Espaço Baleia Jubarte, onde é realizado webinars para profissionais do turismo, proprietários de embarcações e marinheiros, além também promover um trabalho de educação ambiental para os alunos da rede pública de ensino!
Agora você tem um motivo a mais para fazer uma visita à ilha: ver e receber esses maravilhosos visitantes no ponto alto de suas aparições, entre os meses de maio e agosto.
Todo o trabalho realizado pelos profissionais do município colaborou para a melhor exploração deste belo fenômeno natural de Ilhabela, aproveitando-se das visitas dos animais para fomentar o turismo da região. Você pode contar com programações incríveis feitas para divertir, sempre colaborando na preservando de todo esse ecossistema.
Não deixe de aproveitar essa alta temporada para nos fazer uma visita e reserve já seu período de estadia.