O maior evento de observação de aves do litoral paulista, em sua 4ºedição, foi realizado do dia 12 ao dia 18 de setembro, entre a programação de 217 anos da Emancipação Político-administrativa de Ilhabela e 200 anos de independência do Brasil.
O evento contou com diversas atividades gratuitas com programação focada em observação de pássaros e da natureza, apresentando as belezas de Ilhabela e sua importância como destino de birdwatching, segmento do turismo que tem crescido exponencialmente no Brasil e no mundo. Na programação do evento estavam minicursos e atividades lúdicas para as crianças e o encontro de clubes de observadores de aves de diversas cidades contando com palestras, com certificados de participação, fotografia de natureza, curiosidades sobre as aves e sua inclusão no bioma, a Mata Atlântica, abrindo o leque de conhecimento para quem está iniciando este tipo de atividade e trazendo informações importantes para os que já são praticantes de longa data.
Enquanto o público adulto esteve aproveitando as várias palestras, como o minicurso de fotografia de aves, ministrado por João Quental um dos mais conhecidos fotógrafos de aves do Brasil, os mais novos também tiveram uma vasta gama de atividades, entre elas a aventura de descobrir a vida animal em áreas isoladas, mas também mais próxima do que se imaginava.
O programa foi pioneiro na divulgação do birdwatching no Brasil e hoje é referência na divulgação de temas relacionados à prática. Com registros das aves mais raras do Brasil, Ilhabela conta a história dos domínios naturais do nosso país, sendo o primeiro programa 100% dedicado à natureza em TV aberta.
O evento foi realizado pela Prefeitura de Ilhabela, com a curadoria do Avistar e organização da Conteúdo Brasil, sempre uma ótima oportunidade para passar bons momentos num local paradisíaco, em contato com a natureza, e para conversar sobre o fantástico mundo das aves e ainda fazer novas amizades.
O objetivo do Ilhabela Bird Week é contribuir para atrair a atenção do mercado para a cidade, fortalecendo-a como Destino de Observação de Aves e impactando diferentes públicos de interesse. É uma programação voltada a turistas, empresários, prestadores de serviços e moradores, com foco em qualificação, estruturação da atividade, promoção dirigida ao mercado de nicho e estímulo à consciência ambiental.
A cidade é um destino turístico consolidado, além disso possui uma ótima oferta de meios de hospedagem, gastronomia, receptivos locais e guias de turismo. Por isso, o evento contribui para promover ainda mais a ilha, agora como local para observação de aves, além de qualificar mais ainda o trade turístico para trabalhar esse segmento.