A semana internacional da vela aconteceu entre os dias 15 e 30 de julho, em Ilhabela. Em sua 49ª edição, o evento é a principal competição de vela da América Latina Sua abertura ocorreu no dia 15 de julho, marcando um motivo a mais para os visitantes chegarem por reunir os melhores velejadores da América Latina. Esta iniciativa fomenta a indústria do turismo e comércio local que conta com muitos amantes do esporte, além de familiares dos atletas que também aproveitam para visitar a Ilha.

Nesse ano, o evento contou com a participação de 115 barcos e aproximadamente mil velejadores do Brasil e Argentina. O público pôde acompanhar disputas equilibradas e emocionantes com a participação do atleta Lars Grael que participou 4 vezes dos jogos Olímpicos, ganhando duas medalhas de bronze no esporte.

Este é o maior encontro do esporte da modalidade na América do Sul, onde se reúnem os principais nomes do esporte no país, divido em vários barcos de tamanhos e classes diferentes. Em média 120 veleiros participam do evento, e as provas são realizadas no mês de julho impactando o turismo com alta demanda nos hotéis, pousadas, restaurantes e passeios locais. Além disso, o evento promove a conscientização do meio ambiente, reduzindo o uso de papel e plásticos, com ações de limpeza e conservação dos oceanos, além da famosa apreciação da passagem das baleias jubartes. Este trabalho é de extrema importância, por isso o evento conta com a parceira da Marinha do Brasil e da Prefeitura da cidade.

A vela foi um dos esportes mais disputados nas Olimpíadas. No Brasil, este esporte foi trazido no fim do século XIX por descendentes de europeus. Em 1906, foi fundado o Iate Clube Brasileiro, primeiro clube dedicado ao esporte, no Rio de Janeiro. A primeira prova nacional foi disputada em 1935 e recebeu o nome de Troféu Marcílio Dias. Na história das Olimpíadas, a vela registra sua primeira participação nos Jogos de Paris, em 1900.  Depois disso, diversas categorias da vela saíram e entraram na programação olímpica. O esporte é um dos que mais renderam medalhas ao Brasil na história dos Jogos Olímpicos: ao todo, foram 18 premiações para atletas brasileiros da vela, com 7 ouros, 3 pratas e 8 bronzes. Estas classes representam algumas das embarcações no esporte:

  • Bico de Baroa
  • Clássicos
  • C30
  • HPE 25
  • Multicasco
  • Mini-transat
  • RGS
  • ORC

Uma vez que o evento conta com muitos visitantes à Ilha, é importante reservar sua hospedagem e ter uma maior comodidade, garantindo seu lugar em um apartamento em condomínio fechado, com estrutura de lazer e segurança para você aproveitar tranquilamente com sua família. Seu lugar é no IBR!